segunda-feira, 14 de junho de 2010

Desvendando os simbolos

Depois de ver muitas vezes o vídeo do post anterior (Arabesque n.1 de Debussy), que ainda não cansei de ver, consegui desvendar qualquer coisa da simbologia ali presente que talvez numa olhada ràpida seja difícil de perceber.

Antes de tudo, o vídeo é representação da partitura. isso é fato. Uma forma diferente de representar a mesma coisa, entretanto visualmente mais interessante. Assistir a uma dança em geral é mais interessante do que ver as fotografias dela. E por isso ele criou essa animação.

Exatamente como na partitura, a altura das notas (grave/agudo) foi feita da mesma forma: quanto mais embaixo mais grave, mais acima, agudo. Neste caso é como se o pentagrama estivesse invisível, mesmo assim sendo perceptível essas alturas.

é possivel perceber também uma fina linha que faz a ligação entre a maioria das notas (é interessante perceber os momentos em que ela se rompe), essa linha liga as notas successivas, de modo que não haja nenhum silêncio entre elas (wikipedia). Na partitura essa mesma linha é o "legato" ou "ligadura" e està acima das notas a serem ligadas. Para perceber e conferir se os legatos estão postos nos lugares certos veja o video da mesma musica com sua partitura original.



O tamanho dos círculos é correspondente a sua duração. O desenho que se cria com os grandes círculos é lindo em contraste com os pequenos, ve-se a duração da nota até o fim, ou até alcançar outra. Eu, com minha teoria musical iniciante, não conseguiria perceber tão instantaneamente em uma partitura convencional a importância da duração de algumas notas no contexto da musica. A animação faz mesmo a gente perceber a musica de uma outra forma.

Sobre as cores, acredito que cada cor ressalta elementos diferentes da peça. Hà dois tons de azul, os dois mostram os temas através da melodia, sem duvida é uma parte em destaque. O roxo, os baixos, sempre as notas mais graves. O laranja, que mais tarde se confunde com o verde, destaca a parte harmônica em arpejos e escalas. Pra mim é o que dà identidade a peça, dà cenàrio.

Mas sem duvida, o que mais me chama a atenção é o efeito dos círculos cheios sendo esvaziados apos o toque das notas. Parece que é a vida que deixa de existir com o objetivo de se criar umas das melodias mais doces que jà ouvi. Morre-se para nascer a musica. As notas apos tocadas continuam là, mas diferentes ao nosso olhar, é o que sobrou dela, é o milho que que passa pelo fogo para virar pipoca.

Sem comentários:

Enviar um comentário