quinta-feira, 23 de abril de 2009

Sabe bem...




Quando se come uma anchova grelhada ou um patê de beringela é inevitável uma reação na expressão facial de quem teve esse privilégio. O mesmo acontece ao sabor de um bacalhau a bráz ou de uma suculenta picanha com farofa de cebola que ainda podem acompanhar uma longa onomatopéia. São esses momentos que me fazem acreditar que uma boa culinária é capaz de mudar o mundo. É o que dá sabor a vida.
E é difícil colocar no papel através de palavras que expressem essas sensações porque são diferentes as vias sensoriais da leitura e da culinária. Enquanto uma pensa com os olhos a outra pensa com a boca. A criança pensa com a boca e talvez por isso que parece sempre tão feliz. É o reconhecimento do mundo pela boca. Existe coisa mais verdadeira que isso?
As vezes não paramos para pensar na importância desses sabores. O nosso corpo sabe. Sabe aquela pessoa "azeda"? Ela tá um "doce". Santoro é um "pão". Eles ficaram com o "pão que o diabo amaçou". Tudo é comida!
Os portugueses foram certeiros em transformar a palavra "sabor" no verbo "saber". Não existe coisa mais eficaz... Quando uma comida mexe contigo você diz: essa comida "sabe" bem! Assim fica resolvida a história. Esse bacalhau "sabe" muito bem...
Portanto se uma pessoa é azeda, coitada... existe aquela que sabe bem.. hehehe aquela que é deliciosa, que encanta as pessoas por onde passa.



Sabe bem ter-te por perto


Sabe bem tudo tão certo


Sabe bem quando te espero


Sabe bem beber quem quero


Música Quase Perfeito de Donna Maria, banda portuguesa.



E esse post foi pela inspiração do filme brasileiro ESTÔMAGO. Um filme que sabe bem. E sabe dizer a importância dos sabores e como estes podem transformar nossas vidas. Saboreie o filme.

4 comentários:

  1. Escrita deliciosa :)...!

    E q bom post..Saboreei!!

    Parabéns pelo novo blog, pelas boas e ritmadas ideias e pelo vosso Salsa Project - fico a torcer daqui de Lisboa pelo sucesso continuado!!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Tou a tentar sacar o filme, duvido que esse filme passe cá em Portugal...

    a eterna dissertação do sabor e do saber :) saudade de nós em campolide :)

    Donna Maria ;)

    beijos

    ResponderEliminar
  3. Que ótima idéia Guí!!!
    Adorei seu novo blog, principalmente a parte dos filmes e álbuns!
    Bjos, Jú(Bárbara hehehe)

    ResponderEliminar